"Conhecimento vem do seu professor. Sabedoria, do seu interior."  - Bruce Lee

 

 

Como se juntar a nós

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vantagens de ser Federado

A partilha e troca de saberes e experiências num contexto associativo é um fator que não só incrementa a prática profissional, terapêutica, cultural e de lazer do Chi Kung e Tai Chi terapêuticos, como favorece o exercício de ser cidadão consciente no mundo.

Uma vez de acordo com os princípios e missão base da FPTCT, os seus membros, devidamente aceites como associados, têm na Federação um solo fértil para semear e realizar os seus sonhos num coletivo.

A Além disso e, numa perspectiva mais objectiva da nossa realidade enquanto instrutores, formadores ou praticantes de Tai Chi e Chi-Kung terapêutico, pertencer à FPTCT responde a um vazio organizacional... (ler mais)

Missão

A Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos (FPTCT) tem como Missão a promoção, divulgação e desenvolvimento do Tai Chi e Chi Kung terapêuticos, nas suas vertentes da saúde, artística, cultural e filosófica. Neste âmbito, a FPTCT integra e apoia a atividade de associações de profissionais ou de praticantes, nomeadamente na promoção da saúde, do bem-estar físico, mental e espiritual, na prevenção da doença, na formação, na preservação do património cultural e tradicional, e noutras atividades promovidas pelas associações que contribuam para a preservação e valorização do valor terapêutico, cultural e artístico do Tai Chi e Chi Kung na saúde e desenvolvimento global do cidadão.

No passado 9 de abril, a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi-Kung Terapêuticos participou de um evento organizado pela Faculdade de Motricidade Humana, na XI Semana de Exercício e Saúde, com uma aula aberta de Tai Chi.

Tendo recebido adesão massissa por parte dos alunos da FMH, a aula decorreu num ginásio no interior da escola, que acolheu confortavelmente de um número aproximado de 40 participantes.

Tendo iniciado a aula com exercícios de aquecimento e com a sequência de posturas e andamentos, o Prof Paulo Oliveira, com uma via comunicante com os alunos aberta e e bem disposta, acompanhado por cinco dos seus alunos para dar assistência, deu seguimento com a prática de pequenos trechos da forma que habitualmente lecciona. Os assistentes Sara Leal, Hamilton Lima, Gonçalo Carvalho, André Guimarães e Cláudio Figueira permitiram que pudesse continuar sem interrupções ou atrasos, , corrigindo e orientando os alunos com maior dificuldade, dinamizando e reforçando a ação do Prof, contribuindo para o bom ambiente, boa vontade e satisfação durante toda a aulaassistiu-a com diligência e atenção.

O início desta tarde correu então em perfeita harmonia onde as energias yin e yang estiveram sempre a postos no seu infindável movimento e troca contínuas.