"Conhecimento vem do seu professor. Sabedoria, do seu interior."  - Bruce Lee

 

 

Como se juntar a nós

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vantagens de ser Federado

A partilha e troca de saberes e experiências num contexto associativo é um fator que não só incrementa a prática profissional, terapêutica, cultural e de lazer do Chi Kung e Tai Chi terapêuticos, como favorece o exercício de ser cidadão consciente no mundo.

Uma vez de acordo com os princípios e missão base da FPTCT, os seus membros, devidamente aceites como associados, têm na Federação um solo fértil para semear e realizar os seus sonhos num coletivo.

A Além disso e, numa perspectiva mais objectiva da nossa realidade enquanto instrutores, formadores ou praticantes de Tai Chi e Chi-Kung terapêutico, pertencer à FPTCT responde a um vazio organizacional... (ler mais)

Missão

A Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos (FPTCT) tem como Missão a promoção, divulgação e desenvolvimento do Tai Chi e Chi Kung terapêuticos, nas suas vertentes da saúde, artística, cultural e filosófica. Neste âmbito, a FPTCT integra e apoia a atividade de associações de profissionais ou de praticantes, nomeadamente na promoção da saúde, do bem-estar físico, mental e espiritual, na prevenção da doença, na formação, na preservação do património cultural e tradicional, e noutras atividades promovidas pelas associações que contribuam para a preservação e valorização do valor terapêutico, cultural e artístico do Tai Chi e Chi Kung na saúde e desenvolvimento global do cidadão.

Pelo terceiro ano consecutivo, e no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos (FPTCT) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), os instrutores José Grilo e Josefina Lourenço deram aulas teórico-práticas de iniciação ao Tai Chi Chuan, às turmas do 2º ano da área de Exercício e Saúde, no dia 28 de março, nas instalações da FMH, na Cruz Quebrada.

Esta iniciativa, da responsabilidade das Professoras Flávia Yázigi e Helô Isa André, por parte da FMH, visa promover o contacto dos alunos com modalidades menos conhecidas e com reconhecidos benefícios terapêuticos e de prevenção, como é o caso do Tai Chi Chuan, abrindo os horizontes dos alunos e alargando o seu leque de conhecimentos.

As aulas foram seguidas com grande entusiasmo por parte dos cerca de 60 alunos que nelas participaram. Uma vez que cerca de um terço dos alunos são estrangeiros e não dominam a língua portuguesa, a formação foi dada em inglês.

Durante as aulas foi feita uma introdução teórica, com apresentação prática dos princípios fundamentais do Tai Chi Chuan, a que se seguiu a apresentação de estudos sobre os benefícios para a saúde desta modalidade tradicional chinesa. Para que os alunos tivessem um primeiro contacto com o Tai Chi Chuan, houve uma prática conjunta da forma Neijia, do estilo Yang Tai Chi Tradicional. Para finalizar, foi apresentado aos alunos qual a estrutura duma aula e como se tornarem instrutores, se assim o desejarem.

Fica o agradecimento à FMH e às professoras responsáveis, pela oportunidade de divulgação que proporcionaram à FPTCT e pelo carinho com que nos têm sempre recebido.