A Associação Profissional de Chikung e Taichi Terapeuticos (APCKTT) é uma associação sem fins lucrativos com sede em Lisboa na Rua D. Estefânia 175. A associação tem o número de pessoa colectiva 510 223 362 e o número de identificação de Segurança Social 251 022 33 621.

Tem como objectivos:

a) Promover, divulgar e desenvolver a prática do Chi-Kung e Tai Chi terapêuticos junto à sociedade, dando a conhecer os seus benefícios em geral e propiciando à comunidade o seu usufruto;

b) Elaborar e manter atualizado um registo nacional das principais formações nacionais existentes na área;

c) Promover o estudo, a partilha e divulgação das investigações e práticas produzidas nesta área, contribuindo para a qualidade técnica e de desenvolvimento pessoal dos promotores destas atividades;

d) Prestar parecer técnico na área do Chikung e Taichi Terapêuticos sempre que este for solicitado por algum sector da comunidade científica ou outros;

e) Colaborar em ações comuns voltadas para a saúde e bem-estar da população em geral, em conjunto com órgãos públicos e privados orientados para esta valência;

f) Cultivar e estimular a consciência profissional dos seus associados, ajudando-os a integrar num enquadramento adequado profissional;

g) Resolver eventuais conflitos entre os seus associados, ou entre estes e terceiros;

h) Promover uma atitude de interajuda e colaboração entre todos os associados e entre a associação e outras entidades com que se relacionem.

Tendo em conta que a regulamentação da lei do desporto obriga os instrutores de qualquer modalidade desportiva a terem uma cédula de instrutor, e, tendo em conta que alguns profissionais desta área acharam por bem enquadrar o Chi-Kung e o Tai Chi na categoria de desporto, é uma grande mais valia para nós, que percebemos o Chi-Kung e o Tai Chi como uma actividade voltada eminentemente para a saúde, dispormos de uma via legal que nos confira um enquadramento adequado à nossa formação e prática, e uma identidade – a APCKTT.

Ao filiar-se na APCKTT o sócio obtém um nº de identificação que o torna legitimo na prática de chikung terapêutico, distinguindo-o desta forma do praticante de chikung marcial.

A APCKTT integra associados fundadores, efetivos A,B e C, honorários e estudantes.

1. São considerados associados fundadores todos os que outorguem a escritura de constituição da Associação.

2. São considerados associados efectivos:

a) associado efetivo categoria A - todos os que tenham formação acima de 750h numa Instituição ou que tenham obtido as mesmas horas de conhecimento através de um ou mais mestres Mestre em regime simples ou como pós graduação.

b) associado efetivo categoria B - todos os que tenham pelo menos 550h de formação numa Instituição ou que tenham recebido as mesmas horas de conhecimento através de um Mestre.

c) associado efectivo categoria C - todos os que tenham mais de 250h e menos de 550h de formação e os seus direitos são equivalentes aos do associado estudante.

Os pedidos de admissão serão instruídos com os elementos identificativos do candidato, e com base nos seus certificados de títulos académicos, profissionais ou outros exigidos pela APCKTT.
A admissão tornar-se-á efectiva após trinta dias, com a apresentação do pedido e pagamento da respectiva quota, se dentro daquele prazo, não foi expressamente rejeitada.

3. São considerados associados honorários todas as pessoas singulares, que tenham prestado ou continuem a prestar relevantes serviços à Associação, nos aspectos docente, consultivo ou de investigação desta modalidade. Compete à Assembleia Geral, por proposta da direcção ou por iniciativa própria, a admissão de associados desta categoria.

4. São considerados associados estudantes:

a) todos os alunos que estejam a frequentar o Curso de Intrutores de Chikung Terapêutico da ESMTC; no caso destes alunos só lhes é reconhecida legitimidade para o ensino mediante o cartão da associação e carta passada pelo CICT ( Curso de Instrutores de Chikung Terapêutico).

b) todos os alunos que estejam a frequentar escolas e mestres previamente reconhecidos por esta associação;

Os pedidos de admissão e o seu tratamento são iguais aos dos sócios efectivos. As inscrições podem ser feitas online em http://www.chikung-terapeutico.com/apcktt