Em Fevereiro de 2017, a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi-Kung Terapêuticos foi contactada pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) com o intuito de estabelecer um protocolo de cooperação entre as duas entidades. Mais especificamente, foi solicitada à FPTCT a participação no módulo de “Fitness: Introdução às atividades de Body & Mind”, no âmbito da disciplina de Didática das Atividades Físicas e Desportivas, sob a forma da orientação de três aulas de Tai Chi Chuan, constituídas por conteúdos teóricos e uma parte prática.

A Direcção da Federação elaborou o conteúdo das aulas para apresentação e o material de apoio ao estudo e avaliação dos alunos num curto espaço de tempo, para corresponder à solicitação da FMH, surgida em pleno ano lectivo.  Foi com gosto e empenho que a Direcção da Federação procurou encontrar a melhor abordagem teórica, pedagógica e didáctica de ensino, tendo em conta os professores convidados para a sua leccionação e a  missão e actividade da FPCT.

As três aulas ministradas pela equipa de professores, provindos das várias Associações, uma no dia 21 de Fevereiro, e as outras duas no dia 23 de Março, decorreram num ambiente alegre, coordenado, de trabalho dinâmico conjunto, que se transmitiu aos alunos e que motivou novas ideias e sugestões para o próximo ano .

A motivação e empenho dos alunos foi sempre uma constante nas 3 turmas, conforme podemos ver nas fotos e no vídeo que seguem.